1 - DISSERTAR, DEFENDER, JUSTIFICAR: “EIS A QUESTÃO!”
Breve apresentação e agradecimentos às pessoas e instituições que nos ajudam a divulgar esta proposta de ensino continuado e de domínio público.
"Bem-vindo ao tapete mágico da História".
Este projeto educacional de domínio público destina-se aos jovens que precisam produzir trabalhos acadêmicos e/ou para pessoas que necessitam apresentar "provas" de conhecimentos específicos para o exercício de uma função profissional.
O tema proposto é de amplitude nacional e aborda o lado belo da arquitetura militar colonial que permeia o vasto perímetro do Brasil: Séculos XVI, XVII e XVIII.
Está focado em três verbos indicativos:
DISSERTAR (saber redigir uma proposição acadêmica),
DEFENDER (publicamente a proposta dissertativa)
REFERENCIAR (fontes de consulta confiáveis).
Os exemplos práticos (arquivos 4 a 9) estão no formato tradicional de produção e apresentação de trabalhos acadêmicos, apenas nas sua partes essenciais:
“Abstract”, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências Bibliográficas.
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O TEMA CENTRAL
Fortins, Fortes, Fortalezas: Uma fantástica história de povoamento, conquistas territoriais e manutenção da unidade geográfica do Brasil.
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Os exemplos práticos abordados pelo autor foram desenvolvidos a partir de doze apresentações realizadas no exterior, em eventos promovidos pelo ICOMOS / ICOFORT, dos quais é membro efetivo.
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O AUTOR
Após 35 anos no Exército Brasileiro e 25 anos no Magistério Superior, dirijo-me aos jovens, com o mesmo entusiasmo que me levou ao mérito militar e ao emérito acadêmico, em iguais oportunidades para quem procura a carreira militar e/ou acadêmica, com a visão filosófica de Blaise Pascal (1623-1662): “a sorte ajuda a mente preparada”. Muitos jovens divulgam suas aptidões acadêmicas e profissionais em busca de um futuro promissor, o que é recomendável. Pela minha idade, claro está o simples desejo de explorar três palavras-chave – recordação, reconhecimento e esperança.
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AGRADECIMENTOS às pessoas e instituições que nos ajudam na divulgação desta proposta de ensino continuado e de domínio público.
Ao empresário Elber Justo, presidente da MSC Brasil, e ao doutor Eustázio Alves Pereira Filho, presidente da Academia Santista de Letras, por nos presentearem com o Prefácio e a Apresentação do livro digital básico, Fortins, Fortes, Fortalezas... Por eles veremos o Brasil edificado. Os textos encontram-se editados no arquivo dedicado ao livro digital.
O livro digital básico foi lançado em Santos (UNISANTA e Pinacoteca Benedicto Calixto) e Rio de Janeiro (Instituto de Geografia e História Militar do Brasil), em março de 2023. Você pode acessá-lo por capítulos, por meio do link inserido na figura abaixo.
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Nossos agradecimentos também à Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB) por abrir espaço no portal da instituição cultural, com uma publicação na aba INFORTAVIVO (transcrição abaixo):
"DISSERTAR, DEFENDER, JUSTIFICAR
Estes três verbos indicativos estão sempre presentes naqueles momentos – e são muitos – nos quais precisamos expor nossos conhecimentos e habilidades profissionais específicas.
E tudo começa nas escolas, onde os jovens se exercitam para, no futuro, saber dissertar sobre um tema solicitado, defendê-lo publicamente e justificar sua proposição, com a indicação de fontes de consultas confiáveis.
A importância do assunto se percebe pelo encontro de mais de 31 milhões de resultados para a palavra “dissertação”, no Google (08/11/2023, 08h30).
Resolvemos então, inserir um tema que nos parece fundamental para a preservação da nossa História, abrindo caminhos para um projeto educacional sobre os fortes e fortalezas coloniais que permeiam o vasto perímetro do Brasil, indicados, como “conjunto de bem seriado”, para o Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Inúmeros estudos acadêmicos, ricamente ilustrados estão disponíveis em diversos portais das áreas da Cultura, do Turismo e da História, mostrando o lado belo da arquitetura militar colonial. Tudo pode ser acessado gratuitamente por um único QRCode (anexo), que dá acesso a 7 pequenos arquivos com diversos exemplos dissertativos, expositivos e referenciais, seguidos por um livro referencial básico, dividido em 10 capítulos fácil acesso pontual.
Esperamos surpreendê-lo de forma positiva neste nosso desejo de bem servir, expondo o saber acadêmico de ex-professor de três importantes escolas de pós-graduação do Exército Brasileiro, nos níveis especialização, mestrado em operações militares e doutorado em ciências militares e, também, atuante por 25 anos no magistério civil, aposentado como professor emérito da Universidade Católica de Santos, onde o projeto educacional encontra-se disponível na aba de extensão universitária, da plataforma institucional.
Confira:_ clique sobre o QRCode, abra as asas da sua imaginação e “embarque no tapete mágico da História”.
O projeto educacional alcançou 93.770 consultas em junho de 2024, sendo 15% do Brasil."
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TURISMO VIRTUAL EM FORTIFICAÇÕES COLONIAIS DO BRASIL
Em 2019, um temor intenso se abateu sobre todos nós, mundo afora: a Covid19. Sem nenhum contato pessoal, ano todo, tive a honra de elaborar juntamente com o amigo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, um projeto educacional sobre TURISMO VIRTUAL EM FORTIFICAÇÕES COLONIAIS DO BRASIL. O projeto tem 341 páginas (slides 40x40 cm), das quais 21 são dedicadas apenas às referências bibliográficas, todas obtidas na Internet. Tomamos o cuidado de dividir o livro digital em capítulos individuais, acessados pelos ícones constantes de uma página em html (figura abaixo).
O projeto Turismo Virtual em Fortificações Coloniais do Brasil, foi o tema de encerramento do XXIX Colóquio de História Militar, Ministério da Defesa de Portugal, Comissão Permanente de História Militar, 2020.
A apresentação "on line", indicada acima, deu origem a um outro projeto educacional - TERTÚLIA PORTUGAL-BRASIL - que se tornou permanente, sob coordenação do Gen Rui Moura, veterano do Exército de Portugal, Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Coordenador de Relações Institucionais da Universidade Católica de Santos e do autor desta proposta de ensino continuado. O projeto é aberto ao público em geral e se estendeu por quatro anos (2020 / 2024), alcançando 83 encontros em junho de 2024 e prossegue como um "hobby" educacional, realizado por profissionais voluntário e se custos financeiros.