OLA! ...
Obrigado por nos acompanhar em dois passeios virtuais que faremos ao longo do vasto perímetro do Brasil, visitando as fortificações coloniais indicadas, como "conjunto de bem seriado", para o Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Este breve arquivo introdutório tem o formato de um "Abstract". Estamos supondo que você gostaria de agir como se faz em uma livraria, folheando um livro antes de adquirir, para ter a certeza de que o assunto desperta algum interesse.
__________
ESTRUTURA DESTE PROJETO EDUCACIONAL
METODOLOGIA CIENTÍFICA
O lado belo da arquitetura militar colonial
INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS
Metodologia Científica Aplicada
Índice Remissivo / Dinâmico
1. Dissertar, Defender, Justificar: “Eis a questão”!
A – Monografia e Trabalhos Acadêmicos
B – Síntese (Abstract) sobre monografias
2. Livro referencial básico: Fortins, Fortes, Fortalezas
3. Referências básicas de consulta
TEMAS CENTRAIS DO PROJETO EDUCACIONAL
No próximo arquivo - Índice Remissivo / Dinâmico - você terá acesso aos temas centrais aqui indicados, nos quais colocamos à sua disposição diversos exemplos no formato tradicional de produção e apresentação de trabalhos acadêmicos.






O arquivo acessado pela figura abaixo - Revista Exército Brasileiro - contém um exemplo simples sobre a produção de um trabalho acadêmico, no formato tradicional. Clique para acessar.

______
COMO TUDO COMEÇOU...
E tudo começou, no dia 2 de setembro de 1993, com a assinatura do Protocolo de Intenções firmado pelo IPHAN, UNISANTOS e Prefeitura de Guarujá, dando início às obras de restauração da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Guarujá, SP.

Foto, ano 2000: A C Freddo: Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, 1584, Guarujá, SP, iluminada com as cores da Bandeira do Brasil.

Fotos: Victor Hugo Mori, arquiteto do IPHAN responsável pela restauração da Fortaleza de Santo Amaro, Guarujá, SP.
Com a entrega das obras de restauração, no dia 21 de abril de 1997, fomos convidados a proferir uma palestra da Universidad Santiago de Compostela, SP, dando início a este “hobby” educacional.

_________
MOTIVAÇÃO
Todos nós precisamos, num dado momento - e são muitos - expor nossos conhecimentos e habilidades específicas, acadêmicas e/ou profissionais. E tudo começa nos bancos escolares, onde os jovens se exercitam, aplicando três verbos indicativos: Dissertar (saber redigir um texto corretamente), Defender (sua proposição publicamente) e Justificar (indicando fontes confiáveis de consultas).
Para incentivar o visitante, reproduzimos abaixo informações sobre as consultas a este projeto educacional, mundo afora, realizadas no mês de junho de 2024. Nada menos que 93.770 visitas em um mês apenas.

As buscas na Internet (Google), mundo afora, atestam um crédito enorme a este projeto educacional dedicado ao lado belo da arquitetura militar colonial.
________
Informações preliminares
Este projeto educacional é dinâmico e atualizado constantemente. Foi (e está sendo) construído no formato de um Planner. Ou seja, com o uso de "uma ferramenta essencial para organizar e planejar atividades, compromissos, tarefas e metas em todas as áreas da vida".
A Microsoft coloca um Planner à disposição dos assinantes. Porém, utilizamos o modelo disponível no blog da Even3, empresa que presta serviços para o ICOMOS Br, do qual somos um dos membros efetivos.

Clique sobre a figura abaixo: Guia para a construção de uma monografia (Even3).

________
A Metodologia Científica e os exemplos reais e práticos aqui desenvolvidos, em diversos pequenos arquivos digitais, podem ser acessados diretamente por meio de “links” existentes no Índice Remissivo/Dinâmico. Ao final de cada consulta, ou quando desejar, basta (<) retornar.
Todos os exemplos práticos foram apresentados em diversos seminários e congressos internacionais promovidos pelo ICOMOS/ICOFORT e aqui ajustados para propósitos educacionais.
_________
Esperamos assim, estar auxiliando o visitante a desenvolver trabalhos educacionais utilizando os três verbos indicativos citados acima: Dissertar, Defender e Justificar.
"Interpretar corretamente uma missão é mais importante que o encontro de soluções. Nada pior que a resposta certa para uma questão errada." Petter F Drucker.
Dizem que Napoleão mantinha no seu Estado-Maior o Coronel menos inteligente do Exército Francês, pelo simples fato de que, se ele interpretasse corretamente as ordens de operações, todos os comandantes de unidades operacionais fariam o mesmo.
________
OBJETIVO PROPOSTO: VOCÊ está sendo convidado a nos acompanhar numa viagem virtual inesquecível, sobrevoando simbolicamente o vasto perímetro do Brasil, visitando as dezenove fortificações coloniais indicadas, como "conjunto de bem seriado", para o Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Os Fortins, Fortes, Fortalezas que permeiam o vasto perímetro do Brasil estão se tornando relevantes, pois eles materializam a nossa História.

O processo indicativo do IPHAN para o Patrimônio Mundial pela UNESCO assemelha-se a uma parábola irlandesa, de autor desconhecido, sobre um arco-íris em busca de um pote de ouro.
O longo trajeto do arco-íris, iluminado por estrelas e constelações, é mais importante que a chegada ao pote de ouro.
Precisamos atuar sobre o PERTENCIMENTO, pois se a proposta do IPHAN não for importante para nós, certamente não será para a humanidade.
TEMAS CENTRAIS ABORDADOS (MODELOS DISSERTATIVOS, EXPOSITIVOS E REFERENCIAIS)
1 – Uma viagem virtual pelo vasto perímetro do Brasil, sobrevoando simbolicamente as dezenove fortificações coloniais indicadas, como “conjunto de bem seriado”, para o Patrimônio Mundial pela UNESCO.

2 – A reconstrução de uma viagem marítima entre um Forte e uma Fortaleza, com o mesmo orago – São João –, realizada 450 anos depois com “cinco caravelas dos nossos dias”.
Os exemplos didáticos, desenvolvidos no formato de trabalhos acadêmicos, estão nos arquivos 4 a 9 citados no início deste arquivo, acompanhados por um conjunto de QRCodes correspondentes.
__________
Algumas fontes de consulta (do autor e coautores)
CLIQUE sobre as imagens abaixo para alcançar dois livros digitais recomendados para uma primeira leitura sobre os dois temas propostos acima. Os livros estão hospedados na plataforma mundial "academia.edu", que tem por objetivo "acelerar a pesquisa no mundo".
TEMA 1: "Viagem virtual" ao longo do vasto perímetro do Brasil.
Livro digital com estrutura de emprego dos três verbos indicativos: Dissertar (à direita); Defender com imagens iconográficas (à esquerda) e Referenciar com créditos de ilustrações e indicação bibliográfica (170 pgs: slide 40x40 cm).

TEMA II: Viagem marítima de reconstrução, 450 anos depois, da epopeia de Estácio de Sá, expulsando os franceses do Rio de Janeiro, garantindo assim, a unidade territorial do Brasil no início do longo período colonial.

ASSISTA o pequeno vídeo da Marinha do Brasil, sobre a reconstrução da epopeia de Estácio de Sá, 450 anos depois.
