MINIMALISMO HISTÓRICO: MÁXIMO de História com o menor uso de papel
"A simplicidade é o mais alto grau de sofisticação" (Leonardo da Vinci). Este é o "lema" e o leme que usamos neste projeto educacional de domínio público.
SAUDAÇÕES E AGRADECIMENTOS AOS NOSSOS VISITANTES.
Este arquivo introdutório é um "press kit" do projeto educacional que está sendo produzido no formato de um "planner", por meio do qual vamos atualizando e divulgando informações sobre as fortificações coloniais sobreviventes dos séculos XVI, XVII e XVIII, indicadas como "conjunto de bem seriado" para o Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Capa do "press kit" impresso.
A Linha do Tempo do website foi construída sobre a plataforma CKEditor, por um programador amigo - Jurandir Sotelo -, com os nossos agradecemos de imediato. Todos os arquivos são alcançados - todos eles -, apenas clicando sobre as imagens ilustrativas (links) do Índice Dinâmico e Remissivo.
Pretendemos usar este "planner" para produzir um livro didático, usando as informações aqui divididas em pequenos arquivos digitais que contêm instruções sobre Metodologia Científica e prossegue com diversos exemplos históricos, apropriados para a produção de trabalhos acadêmicos limitados na quantidade de páginas e de ilustrações, como ocorre normalmente.
Destacamos a realização, no primeiro ano de atuação (2024), de uma série de palestras gratuitas e de aprimoramento do projeto digital: Recife, Campinas, São Paulo, São Vicente e, no dia 17 de agosto de 2024, para alunos da EsPCEx - Escola Preparatória de Cadetes do Exército - no auditório do Forte dos Andradas, Guarujá, SP.
_________
Julgamos oportuno iniciar com a reprodução do livrete educativo (abaixo), separando os textos que acompanham as imagens ilustrativas, para possibilitar a versão para outros idiomas. Os números à esquerda indicam as páginas do livrete impresso.