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SÍNTESE (ABSTRACT) DOS ARQUIVOS DESTE PROJETO EDUCACIONAL

O lado belo da arquitetura militar colonial dos séculos XVI, XVII e XVIII.

   Os arquivos deste website educacional são dinâmicos e, muitas vezes, o autor os usa como PLANNERS, ou seja, "uma ferramenta de organização pessoal e profissional que ajuda a planejar e organizar a rotina".

   Aos poucos, os arquivos são ajustados com o propósito de melhorar, cada vez mais, as informações educacionais de domínio público. Acreditamos estar no caminho educacional correto, pois no Iinício de 2025 alcançamos cerca de 100 mil visitas/mês, mundo afora.

DISSERTAR, DEFENDER, JUSTIFICAR. Eis a questão!

   Projeto educacional de domínio público, destinado a incentivar a produção de trabalhos acadêmicos utilizando o “conjunto de bem seriado” composto por dezenove fortificações coloniais que permeiam o vasto perímetro do Brasil, indicado para o Patrimônio Mundial pela UNESCO.

   Projeto educacional de domínio público, disponível na Linha do Tempo do website: www.Secomandi.com.br

   A aba “Linha do Tempo” é composta por diversos modelos simples destinados a despertar o interesse da juventude estudantil pela aplicação de três verbos definidores de trabalhos acadêmicos:

  • Dissertar (saber colocar no papel uma proposição qualquer)

  • Defender (publicamente o conteúdo dissertativo)

  • Referenciar (por indicação de fontes de consulta confiáveis)

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Apresentação do projeto educacional em colóquios realizados pelo ICOMOS:

    CLIQUE sobre a figura abaixo.

Informações sobre o projeto, autores
Cristiane Carbone: quadros ólio sobre tela
Elcio Rogerio Secomandi: desenvolvimento do projeto educacional

OBJETIVOS
1 – DIVULGAR
o lado belo da arquitetura militar colonial indicada como “conjunto de bem seriado” para o Patrimônio Mundial / UNESCO
2 – UTILIZAR uma Metodologia Científica compatível com o tema proposto
3 – REALIZAR um sobrevoo virtual sobre as 19 fortificações indicadas para o Patrimônio Mundial
4 - ELABORAR trabalhos educacionais centrados nos verbos:
            Dissertar (sintetizar um tema histórico)
            Defender (publicamente a proposição)
            Referenciar (em fontes de consulta confiáveis)
REFERÊNCIAS BÁSICAS DESTA APRESENTAÇÃO
           
   BRASIL ... Forte Abraço, Cristiane Carbone

                                                                                              
           

 

Blog da autora

https://cristianecarbone.blogspot.com/2021/01/projeto-brasilforte-abraco.html

 

 

 

HISTÓRIA PÚBLICA E LINHA DO TEMPO
 
www.Secomandi.com.br/linha-do-tempo.php

 

 

 

 

SÍNTESE DO PROCESSO INDICATIVO / UNESCO
https://whc.unesco.org/en/tentativelists/5997/

  
Esta síntese contém uma cópia reduzida da proposta brasileira enviada à UNESCO para um “conjunto de bem seriado” concorrer ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
Data da apresentação: 30/01/2015

Delegação Permanente do Brasil à UNESCO Estado, Província ou Região:


   Estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Amapá, Rondônia e Mato Grosso do Sul

Referência: 5997

   Em 2021 o IPHAN envieu um relatório preliminar, com 432 páginas indicando estar pronto para dar prosseguimento à proposta indicativa.
   Os textos que compõem este projeto educacional foram extraídos do processo indicativo acima, com a finalidade de manter a fidelidade da proposta brasileira.

6 passos para a eternidade

   Por iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), um “conjunto de bem seriado”, foi incluído na Lista Indicativa/2015 enviada à UNESCO para ascender ao honroso título de Patrimônio Mundial. O conjunto arquitetônico militar colonial é composto por dezenove fortificações coloniais que permeiam o vasto perímetro do Brasil.

   Tivemos a grata satisfação de prestar um “serviço nacional relevante, sem remuneração”, representando a Fundação Cultural Exército Brasileiro no Comitê Nacional criado pelo IPHAN (DOU, de 10/09/2018, pg 21) para auxiliar na elaboração do Sumário Executivo, com 646 páginas, enviado à UNESCO no dia 01/02/2021. No início de 2022, o Conselho Mundial da UNESCO emitiu um documento indicativo de exigências a cumprir, denominado “Nomination completeness check state party Brazil”. Um bom sinal sem dúvida, embora com exigências não realizadas até os dias atuais.

   As fortificações coloniais indicadas, como “conjunto de bem seriado”, possuem qualidades impares mundo afora e enorme “valor universal de excepcionalidade” (VUE), resultante de uma análise metodológica de seis componentes indispensáveis a serem examinados “in loco”: acessibilidade, autenticidade, sustentabilidade, finalidade, visibilidade e pertencimento. Os quatro primeiros atributos são qualificativos, ou seja, podem ser apresentados de forma incompleta, com prospectivas de ações a realizar. A “visibilidade” abrange a paisagem ambiental do entorno do bem patrimonial e o “pertencimento” refere-se ao valor simbólico que o “conjunto de bem seriado” tem para a população que vive no país que o indicou (Brasil, no caso).

   As fortificações indicadas no Estado de São Paulo – Forte de São João, Bertioga e Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Guarujá – cumprem perfeitamente as exigências acima, com uma ressalva de acessibilidade na Fortaleza de Santo Amaro, mas já com projeto arquitetônico elaborado pela coordenadoria regional do IPHAN/SP.

   Cumpre salientar ainda que o processo indicativo para o Patrimônio Mundial se assemelha simbolicamente à trajetória imaginária de um arco-íris em busca de um “pote de ouro” (fábula irlandesa de autor desconhecido). Este olhar simbólico sinaliza o percurso de uma longa jornada, propositalmente “longa” para viabilizar a conscientização, a consolidação e a preparação dos bens culturais a serem avaliados pelo Conselho Mundial da UNESCO. Aliás, alcançar o “pote de ouro” não é tão significativo quanto as ações positivas já em andamento há algum tempo.

O assunto passou a fazer parte de um hobby curtido deste 1993 quando destacamos na Revista Leopoldianun, Vol. XIX, uma síntese sobre as treze crônicas da saudosa jornalista Lydia Federici, publicadas no jornal A TRIBUNA, entre outubro de 1991 e julho de 1993, na sua coluna “Gente e coisas da Cidade’.  Lydia, entusiasta do processo indicativo, infelizmente não pode nos acompanhar na data da inauguração das obras de restauração (21 de abril de 1997), mas nos deixou, na sua última crônica (30 de julho de 1993), uma mensagem que replicamos aqui na esperança de ver aquilo que a vida não lhe deu a oportunidade de ver: “Pois é isso. Então, ao menos em imaginação, ajude, amigo, com maior ou menor força que você tem, a segurar as paredes da antiga Fortaleza da Barra, Tá?”

  • Elcio Rogerio Secomandi, Cel Art Vtno / Membro da Academia Santista de Letras

Uma “viagem virtual” ao longo do vasto perímetro do Brasil.

 

 

 

 

 

 

     CLIQUE na figura acima para acessar o dossiê enviado pelo IPHAN à UNESCO em 2020. Agradecimentos ao IPHAN por nos colocar entre os colaboradores do projeto com 646 páginas, enviado à UNESCO, com indicação de um conjunto de fortificações coloniais para o Patrimônio Mundial (pág 7):

Acknowledgements / Arqueolog

Elcio Secomandi / José Claudio dos Santos / Marcos Antônio G. M. Albuquerque

Maria de Betânia Correa de Araújo / Veleda Lucena / Victor Hugo Mori

   Categorização: Monumentos em série; Arquitetura militar; XVI ao século XIX; cobertura nacional.

   O conjunto de fortalezas instaladas pelos europeus no Brasil originou-se em um processo de ocupação territorial, diferente dos encontrados em outras potências coloniais. Baseou-se em um esforço descentralizado, decorrente das ações dos habitantes das diferentes capitanias que formaram o Brasil, sem maior intervenção da pátria-mãe. Isso resultou na construção de centenas de fortalezas, espalhadas por todo o país, construídas para atender mais aos interesses locais do que a pátria. As fortalezas não só marcaram a presença de vilas e cidades de origem lusitano, mas também o contato entre diferentes culturas. Muitos dos edifícios e assentamentos defensivos foram criados onde já havia assentamentos indígenas, enquanto os fortes franceses, ingleses, holandeses e espanhóis foram destruídos por forças que não foram enviadas dos países-mãe, mas por residentes no Brasil. Estes foram mobilizados sem mais directivas da Europa, marcando a formação de um território com a sua própria língua e identidade, diferente de todos os outros territórios existentes no Novo Mundo e um território que teria uma extensão geográfica maior do que o continente europeu. Devido à natureza dos esforços descentralizados que saem de pequenas ações comunitárias sem maior apoio do governo português, o resultado foi uma variedade de obras, com diferentes traços, estilos e técnicas de construção que serviram para demarcar a engenhosidade e criatividade das pessoas em encontrar soluções únicas para abordar condições ecológicas e culturais que eram muito diferentes das existentes no Velho Mundo. Ainda hoje, existem dezenas dessas fortalezas luso-brasileiras apontando suas atividades para estabelecer uma cultura única. O objetivo desta aplicação é apresentar um conjunto de fortalezas que inclui uma seleção de 19 monumentos (dezenove) representando as formidáveis defesas implantadas no Brasil, os pontos que serviram para definir as fronteiras marítimas e fluviais que resultaram no maior país da América Latina: o Brasil. A seleção dos monumentos caiu nas seguintes obras:

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