CAPÍTULO IV - SEGUNDA ETAPA DA RECONSTRUÇÃO DA EPOPEIA DE ESTÁCIO DE SÁ
Livro referencial básico. Etapa Angra dos Reis ao Rio de Janeiro _Prossiga pelos arquivos sequenciais (<).
3. 2ª ETAPA da simulação da epopeia de Estácio de Sá
Entre Angra dos Reis e Rio de Janeiro
No final de semana seguinte, às onze horas do sábado dia 28 de fevereiro de 2015, a flotilha partiu em direção à Praia de Palmas, na Ilha Grande, com ancoragem e partida às 16 horas rumo ao Rio de Janeiro. Dois veleiros se integraram à flotilha, Napoleão (comandante Maurício Napoleão) e TYR (comandante Matheus Eichler).
A viagem prosseguiu noite afora a fim de cumprir o horário previsto de chegada diante da praia externa da Fortaleza de São João, ali ancorando entre 07h30 e 08h do dia 1º de março de 2015.
Ao chegar à altura das Ilhas Cagarras, próximo ao Forte de Copacabana, a flotilha passou a ser capitaneada pelo NE Cisne Branco, alcançando a parte de fora (mar aberto) do istmo que une os morros Pão de Açúcar e Cara de Cão, onde se situa a parte plana da Fortaleza de São João.
No horário combinado, a expedição ultrapassou o morro do Pão de Açúcar exatamente às 7h35, sendo recepcionada com tiros de canhão vindos da Fortaleza de São João. O veleiro Cisne Branco respondeu com tiros de salva. Na Praia de Fora da Fortaleza de São João, local onde a expedição de Estácio de Sá desembarcou, a flotilha permaneceu algum tempo, sem ancorar, para que os velejadores pudessem apreciar a bela solenidade realizada com a presença de inúmeras autoridades.
Angra dos Reis / Ilha das Palmas. Expedição Bertioga-Rio de Janeiro, 450 anos depois ...
Ilha das Palmas / Rio de Janeiro. Expedição Bertioga-Rio de Janeiro, 450 anos depois ...
A chegada ao Rio de Janeiro, 07h30 do dia 1º de março de 2015. Diante da Fortaleza de São João.
"Dipario de bordo fotográfico". Fotos de Volney Bernal , comodora do expedição e Philippe Gouffon, velejador.
___________
CLIQUE sobre a figura abaixo para alcançar o Capítulo V - Recepção da flotilha e comemorações