Brasil
USA
Espanhol
Japão
França
Alemanha
Itália
Coréia

3. CONVITE para uma viagem virtual inesquecível pelo vasto perímetro do Brasil.

OLA!!! VOCÊ aceita realizar um passeio virtual pelo vasto perímetro do Brasil?

 

   Esta aba – História Pública e Linha do Tempo – aborda apenas propostas educacionais relacionadas com a produção de trabalhos escolares, conclusivos de cursos (TCC, por exemplo), e/ou outras apresentações e defesas públicas que exijam "provas" de conhecimentos e de habilidades profissionais.

   Como já alertamos, colocar uma proposta dissertativa no papel e defendê-la publicamente, com fundamentos em pesquisas confiáveis (bibliografia e fontes básicas de consultas), às vezes aflora como um problema a resolver na vida acadêmica e/ou profissional.

   Iniciamos nossos estudos com uma recomendação metodológica, por meio do link abaixo, com a devida autorização da Even3.

   Clique sobre a imagem abaixo para acessar a Metodologia Científica, modelo Even3/ICOMOS Br.

 

   Pela indiscutível importância dos três verbos indicativos - Dissertar, Defender e Justificar -  para a produção de trabalhos escolares, inserimos neste projeto educacional, um tema que nos parece fundamental para a preservação da nossa História, abrindo alguns caminhos de acesso para os fortes e fortalezas coloniais que permeiam o vasto perímetro do Brasil, indicados, como “conjunto de bem seriado”, para o Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

   Inúmeros estudos acadêmicos sobre fortificações coloniais, ricamente ilustrados estão disponíveis em diversos portais das áreas da Cultura, do Turismo e da História, mostrando o lado belo da arquitetura militar dos séculos XVI, XVII e XVIII.

     Esperamos estar chegando perto de um dos objetivos do ChatGPT (IA), no que diz respeito ao procurar e escrever sobre “qualquer coisa”. As fortificações coloniais do Brasil são a “qualquer coisa”, que buscamos alcançar, por meio de inúmeros links de acesso às diferentes publicações disponíveis na Internet. Essa busca de exemplos talvez auxilie os estudantes no desenvolvimento de um “conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos — dos impressos aos digitais", na definição do EducaMídia.

    Uma das buscas mais profundas pode ser realizada na plataforma mundial "academia.edu". Clique sobre a figura abaixo e duas vezes (<) para retornar. 

   Esperamos, assim, surpreendê-lo de forma positiva com o nosso desejo de bem servir, expondo o saber acadêmico de ex-professor de três importantes escolas de pós-graduação do Exército Brasileiro, nos níveis especialização, mestrado em operações militares e doutorado em ciências militares e, também, atuante por 25 anos no magistério civil, aposentado como professor emérito da Universidade Católica de Santos, onde o projeto educacional encontra-se disponível na aba de extensão universitária. Clique sobre a figura abaixo e retorne (<).

 

    Esta proposta educacional está estruturada no formato tradicional – Síntese, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências –, apoiado em três verbos indicativos: Dissertar (saber redigir uma proposição qualquer), Defender (saber defendê-la publicamente) e Justificar (saber indicar as fontes de consulta confiáveis, usando as normas da ABNT).

    Os inúmeros exemplos, desenvolvidos nos arquivos iniciais (A a F), possuem dimensões apropriadas para explorar a capacidade de interpretação correta e concisa de um tema educacional proposto, limitado na quantidade de páginas e de ilustrações, como ocorre normalmente. São de acessos rápidos, sem download, e abrigam informações e ilustrações que o autor coletou, durante 30 anos (1993-2023).

____________

    E tudo começou em 1993, em evento assim descrito pela enciclopédia livre Wikipédia, reproduzindo parte de documento oficial do IPHAN/SP, sobre o processo de restauro da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Guarujá, SP.

     Consta do artigo acima:  "em 2 de setembro de 1993, foi assinado um Protocolo de Intenções entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Prefeitura Municipal de Guarujá e a Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), visando a restauração do conjunto. A reinauguração teve lugar em 21 de abril de 1997, tendo como padrinho o professor Élcio Rogerio Secomandi, assim homenageado pelo entusiasmo e dedicação ao trabalho desenvolvido. Destaca-se no processo a doação para a capela do conjunto, do mural 'Vento Vermelho', de vinte metros quadrados, pela família do artista plástico Manabu Mabe".

 

 

   O artigo indicado acima, contém a "História, a batalha, as crônicas e as intenções" que resultaram no "salvamento" do mais expressivo conjunto arquitetônico-militar colonial do Estado de São Paulo. A saudosa jornalista Lydia Federici (1919-1993), autora das treze crônicas publicadas no Jornal A TRIBUNA, nos deixou uma trajetória de "sobrevida" de um monumento histórico nacional, que muito se assemelha à vida da ave Fênix, da mitologia grega, como símbolo de força, de renascimento, em busca da eternidade.

   As figuras abaixo dão acesso ao vídeo experimental sobre a Fortaleza de Santo Amaro, trinta anos depois (1993 / 2023), vencedor do Prêmio Apollo de Melhor Animação, Festival Millitum/2023, da Pátria Filmes, com apoio da DPHCEx (Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro).

METODOLOGIA PROPOSTA

   Para que os arquivos possam ser acessados com o foco na "metodologia" de apresentação, defesa e referências básicas, os acessos às informações complementares ocorrem por meio de diversos links, especialmente para as plataformas que abrigam outras pesquisas sobre fortificações coloniais do Brasil.

   Neste arquivo introdutório procuramos realizar um passeio de ambientação para que o/a visitante tenha uma ideia melhor sobre o que se pretende alcançar. Nos demais arquivos (A a F), faremos abordagens "indutivas", com exemplos sobre:

    A - Uma Fortaleza de origem espanhola, projetada por um dos maiores arquitetos militares do período colonial, mundo afora;

    B - Um Forte e uma Fortaleza que garantiram a unidade do território nacional no início da colonização oficial do Brasil;

    C - Um Sistema Defensivo Colonial (Porto de Santos):

    D - O Sistema Defensivo Colonial implantado em todas as regiões geográficas do Brasil;

    E - Um destaque histórico sobre duas personalidades marcantes, na arquitetura militar e no processo de Independência do Brasil; e,

    F - Um espaço para receber trabalhos acadêmicos e escolares de amigos/as que se preocupam com a preservação da nossa História Colonial, materializada no vasto perímetro do Brasil.

    EM SEGUIDA, convidamos o/a visitante a prosseguir, acessando os capítulos do livro digital que nos serve de Referência Básica (arquivos 1 a 10).

     _______

   Por favor, não estranhe a repetição de algumas informações ao longo dos arquivos orientadores (A e F). Supõe-se que o/a visitante não tenha acessado todos os arquivos e, assim, não sentirá uma possível "quebra de continuidade".

   Por outro lado, o autor desta proposta educacional entende que o processo indicativo do “conjunto de bem seriado” para o Patrimônio Mundial – desenvolvido nesta aba da História Pública e Linha do Tempo – se assemelha a uma parábola irlandesa (de autor desconhecido) sobre um arco-íris em busca de um pote de ouro. Alcançar o pote de ouro, no caso, não é tão importante quanto às inúmeras ações concretas que foram e estão sendo realizadas nas diversas fortificações coloniais indicadas.

________

 

TURISMO VIRTUAL

   Em abordagem mais ampla, oferecemos a você, gratuitamente, um outro Livro Digital que lhe permitirá sobrevoar simbolicamente a extensa fronteira (terrestre e marítima) do Brasil, visitando as 19 fortificações coloniais indicadas para o Patrimônio Cultural da Humanidade. O projeto é iconográfico, com inúmeras imagens em alta resolução e de acesso rápido, pois está em "html". Cada um dos onze (11) ícones, acessados pela figura abaixo, contém uma parte do projeto educacional.

   VENHA conosco e faça uma boa viagem virtual, clicando sobre a figura abaixo.

   Esta indicação (acima) tem o propósito de conduzir você, que nos honra com a sua visita, a uma mostra mais ampla do que estamos colocamos à sua disposição. O livro digital possui 321 páginas, tipo slide 40x40 cm, com uma particularidade: foi produzido no ano de 2019, por encontros virtuais, sem nenhum contato pessoal, durante o longo período de convívio com a Covid 19. Todas as fontes de consulta foram obtidas na Internet, com endereços e tipos de acessos indicados nas 21 últimas páginas.     

   O Livro Digital ENSAIO SOBRE TURISMO VIRTUAL, (331 páginas, divididas em capítulos), permite que você alcance as 19 fortificações coloniais com impressionante riqueza de detalhes.

_______

 

   Para uma ambientação preliminar sobre o assunto abordado no livro digital indicado acima, e de domínio público, reproduzimos abaixo parte de uma apresentação sobre Turismo Virtual - no formato Defender - realizada virtualmente no XXIX Colóquio de História Militar, Ministério da Defesa de Portugal, 2020. A apresentação completa encontra-se na página do autor, na plataforma - "academia.edu" -, e pode ser acessada pelo link indicado no final deste arquivo introdutório.

   No referido Colóquio (figura abaixo), abordamos o assunto principal e mais abrangente deste projeto educacional: Turismo Virtual em Fortificações Coloniais do Brasil.

   O projeto está disponível na página do autor, plataforma mundial, "academia.edu", e pode ser acessado pelo conjunto de links que se abrem a partir da figura abaixo. A partir do slide sies (6) - Lista Indicativa do IPHAN -, do link abaixo, você poderá clicar sobre os indicativos "Clique AQUI" para alcançar as diversas "chaves de acesso": Chave 1: Lista Indicativa 2015 (Carta de Recife: início do processo indicativo); Chave 2: Publicação da UNESCO; Chave 3: Banco de dados da Fortelazas.org; Chave 4: Exposição Iconográfica; Chave 5: O livro digital apresentado na figura anterior (acima); Chave 6: Acesso ao projeto Educação Patrimonial; e, Chave 7: Texto sobre Pertencimento.

 Informações recentes: em fevereiro de 2021 o IPHAN enviou um SUMÁRIO EXECUTIVO, indicando estar pronto para a verificação "in loco" e atualmente cumpre exigências normais solicitadas pelo Conselho Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Acesse pela figura abaixo.

    O Sumário Executivo é longo, 646 páginas ricamente ilustradas. O autor deste projeto educacional está entre as seis pessoas indicadas nos agradecimentos, página 6. Em dezembro de 2023, esta é a última informação importante, publicada pelo IPHAN, à qual se seguiu uma solicitação da UNESCO para o cumprimento de exigências, o que é normal em processos desta natureza.

___________

    Finalizamos este arquivo introdutório com um exemplo de trabalho acadêmico, no qual se pode perceber a presença dos três verbos indicativos: Dissertar (texto descritivo), Defender (conjunto de ilustrações que permeiam o artigo) e Justificar (com a indicação das fontes de consulta).

 

   PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL, em busca do reconhecimento universal pela UNESCO.

   Um exemplo completo de trabalho acdêmico, com o tema central deste projeto educacional.publicado na Revista Exército Brasileiro, 2020.

    

   Esperamos que as informações constantes deste arquivo introdutório e nos demais (A a F) tenham alguma utilidade para quem desejar produzir trabalhos acadêmicos sobre as fortificações coloniais que permeiam o vasto perímetro do Brasil.

______

   Para saber mais sobre o projeto educacional completo, clique sobre a figura abaixo e (<), para retornar.

 

AGRADECEMOS A SUA VISITA!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



© Secomandi.com.br - Projeto Educacional