CAPÍTULO I - FORTIFICAÇÕES COLONIAIS DO BRASIL - SÉCULOS XVI, XVII E XVIII
Livro referencial básico: 19 Fortificações coloniais indicadas como
CAPÍTULO I - PROJETO BRASIL ... FORTE ABRAÇO
O IPHAN encaminhou à UNESCO, em 2015, uma lista indicativa contendo dezenove (19) fortificações coloniais que permeiam o vasto perímetro do Brasil, para concorrerem, como “conjunto de bens seriados”, ao título de Patrimônio Mundial**.
As fortificações concorrentes estão distribuídas no espaço territorial brasileiro conforme a lista de estados que se segue.
1 – Mato Grosso do Sul: Forte de Coimbra.
2 – Rondônia: Forte Príncipe da Beira.
3 – Amapá: Fortaleza de São José de Macapá.
4 – Rio Grande do Norte: Forte dos Reis Magos.
5 – Paraíba: Forte de Santa Catarina.
6 – Pernambuco: Forte de São João do Brum, Forte das Cinco Pontas e Forte de Santa Cruz de Itamaracá.
7 – Bahia: Forte de São Marcelo, Forte de Santa Maria, Forte de Nossa Senhora do Monte Serrat, Forte de São João da Barra e Forte de São Diogo.
8 – Rio de Janeiro: Fortaleza de Santa Cruz e Fortaleza de São João.
9 – São Paulo: Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande e Forte de São João.
10 – Santa Catarina: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e Fortaleza de Santo Antônio de Ratones.
No momento, 2022, o IPHAN está cumprindo exigências normais, constantes do dossiê preliminar enviado à UNESCO em fevereiro de 2021.
O projeto BRASIL ... FORTE ABRAÇO aborda um conjunto de ações que tem como objetivo trabalhar com a Educação Patrimonial, por meio de quadros, óleo sobre tela, que retratam um conjunto de fortificações coloniais indicado, como “bens seriados”, para o Patrimônio Mundial pela UNESCO, para julgamento, até 2025, pelo Conselho Mundial.
Trata-se de uma exposição itinerante que tem como desdobramento a realização de palestras com profissionais da área, encontro com artistas, visitas às escolas e oficinas pedagógicas.
Os quadros, como citado, são de Cristiane Carbone. Os textos, de Elcio Rogerio Secomandi.
O histórico, ricamente ilustrado, de cada uma das dezenove fortificações coloniais pode ser acessado no portal Fortalezas.org, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). O mapa estilizado, a seguir, sugere uma visualização geral do entorno do Brasil.