Estamos supondo que você gostaria de "folhear" esta aba do projeto educacional, como se faz com um livro, antes de adquiri-lo.
Com este propósito, apresentamos uma síntese do projeto de domínio público, caso voce deseje fazer uma avaliação inicial sobre os assuntos e modelos educacionais desenvolvidos nos onze (11) arquivos sequenciais.
A figura acima (clicar) conduzirá você à página do autor na plataforma mundial Academia.edu onde se encontra um conjunto de painéis que abrange o projeto eduacional completo. Para retornar, clique duas vezes.
SÍNTESE DESTA ABA DO PROJETO EDUCACIONAL DE DOMÍNIO PÚBLICO
1. PREÂMBULO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Centrada nos verbos definidores:
Dissertar, Defender e Justificar
TEMAS
1 - Uma viagem virtual pelo vasto perímetro do Brasil, visitando as dezenove fortificações coloniais do Brasil ilustradas com obras de arte da artista plástica Cristiane Carbone e texto de Elcio Rogerio Secomandi.
2 - A reconstrução da viagem marítima de Estácio de Sá, 450 anos depois, com cinco “caravelas dos nossos dias”.
Fotos: Volney Bernal e texto de Elcio Rogerio Secomandi
2. ÍNDICE REMISSIVO
TODOS NÓS PRECISAMOS, num dado momento – e são muitos – expor nossos conhecimentos e habilidades profissionais específicas.
Este índice dá acesso diversos modelos para a produção de trabalhos acadêmicos e/ou para “prova” de conhecimentos profissionais específicos.
Trata-se de uma Metodologia Científica centrada em três verbos indicativos:
DISSERTAR (sobre um tema proposto)
DEFENDER (publicamente o tema)
JUSTIFICAR (com fontes de consulta confiáveis)
Os exemplos estão no formato tradicional:
“Abstract”, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências Bibliográficas.
3. CONVITE ...
... para uma viagem virtual inesquecível pelo vasto perímetro do Brasil e outra, pontual, no formato de “história na prática”.
Mapa História do Exército Brasileiro, Vol 1. p. 325. Fotos Volnys Bernal e Daniel Onias
NORMALMENTE, ...
... a produção de um trabalho acadêmico se inicia com um “abstract”: uma abordagem concisa sobre o assunto e suas conclusões.
Este “pitch” sobre o projeto educacional que se abre pelo QRCode da capa tem esta finalidade.
Procuramos, assim, levar as pessoas a se interessarem por um assunto dinâmico e de abrangência nacional.
Obs: os arquivos modulares, no formato de trabalhos acadêmicos (Nrs 4 a 8 abaixo indicados) podem ser acessados por lnks no próximo arquivo : DISSERTAR, DEFENDER, JUSTIFICAR.
4 – FAÇA, DEFENDA E JUSTIFIQUE A SUA MONOGRAFIA
Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande
Capa de livro do autor, com selo dos Correios emitido em 1999.
O tema central se refere ao resgate de uma longa história, que muito se assemelha à vida da ave Fênix, da mitologia grega: das ruínas, ao renascimento, em busca da eternidade.
Neste primeiro arquivo com exemplos dissertativos, expositivos e referenciais, apresentamos quatro abordagens acadêmicas sobre um mesmo tema central, incluindo pequenos vídeos experimentais:
1. Apresentação redigida na primeira pessoa;
2. Apresentação com todos os parágrafos iniciando com uma palavra-chave;
3. Análise de artigos publicados no Jornal A TRIBUNA;
4. Trabalho de pesquisa de campo.
5 – SISTEMA DEFENSIVO DO PORTO DE SANTOS
Indicações metodológicas para a produção de trabalhos conclusivos de cursos e/ou defesa de projetos educacionais.
Desenho Circuito dos Fortes: Elcio Rogerio Secomandi e André Santana Meireles.
Contém:
1. uma breve dissertação sobre a História do Porto de Santos e novos usos das fortificações coloniais: “do repelir inimigos ao receber amigos”;
2. Um breve resumo histórico sobre cada uma das fortificações coloniais e republicanas;
3. Painéis iconográficos;
4. A história regional na prática (Adenda); e,
5. Vídeo premiado como “melhor animação” no festival da Pátria Filmes, 2023.
6 – RESENHAS: UM FORTE E UMA FORTALEZA
Fundamentos para a manuenção da unidade territorial do Brasil: A história na prática marítima
Fotos: Victor Hugo Mori
Do FORTE (de São João, 1551), Bertioga, para a FORTALEZA (de São João, 1565), Rio de Janeiro.
Descrição iconográfica de uma viagem de reconstrução da epopeia de Estácio de Sá (1565) para fundar a cidade do Rio de Janeiro e expulsar os franceses dois anos depois (1567).
A viagem realizada em 2015, contou com “cinco caravelas dos nossos dias” (veleiros oceânicos).
7 – ABRA AS ASAS DA SUA IMAGINAÇÃO
Um exemplo completo sobre o processo indicativo para o Patrimônio Mundial / UNESCO.
Na parte dissertativa, abordamos os dados principais das fortificações coloniais, complementados com links para a plataforma mundial “fortalezas.org” da UFSC.
Para a defesa pública, apresentamos 19 quadros, óleo sobre tela, da artista plástica Cristiane Carbone.
Finalizamos com um referencial justificativo, contendo ampla indicação de fontes de consulta.
8 – DUAS PERSONALIDADES QUE MERECEM CITAÇÕES
O Arquiteto Militar e o Patriarca da Independência do Brasil.
Abordamos a passagem de Bautista Antonelli pelo Brasil Colônia – com planta de construção da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Guarujá, SP –, e posterior desempenho, por muitos anos, como arquiteto militar das Antilhas.
A memória de José Bonifácio relacionada com as fortificações de defesa do Porto de Santos foi apresentada no CPOR/SP, “Solar dos Andradas”, em 2023.
9 – OUTROS EXEMPLOS DISSERTATIVOS, EXPOSITIVOS E REFERENCIAIS
Alguns exemplos alternativos aprovados por bancas examinadoras e/ou apresentações realizadas em seminários educacionais.
Todos os modelos desenvolvidos nos arquivos (4 a 9) estão no formato tradicional: “Abstract”, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências básicas.
10. LIVRO DIGITAL BÁSICO
Fortins, Fortes, Fortalezas... Por eles veremos o Brasil edificado
Autor E R Secomandi / Coautores: Cristiane Carbone / João J Peralta
Abaixo QRCode de acesso ao livro digital completo.
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INTRODUÇÃO AO LIVRO DIGITAL BÁSICO (SÍNTESE)
O livro digital teve origem em uma edição impressa, distribuída gratuitamente em três lançamentos realizados no mês de março de 2023.
Fortins, Fortes, Fortalezas ... por eles veremos o Brasil edificado
sobre as imagens abaixo (1 a 8) caso queira consultar os capítulos do livro digital completo.
1. Síntese introdutória ao livro digital Fortins, Fortes, Fortalesas ... Por eles veremos o Brasil edificado.
2 - Capítulo I - Fortificações coloniais dos séculos XVI, XVII e XVIII.
3 - Capítulo II - Pelos mares em busca da unidade nacional.
4 - Capítulo III - Expedição Bertioga / Rio de Janeiro.
Foto: Volnys Bernal
5 - Capítulo IV - 1a. etapa da reconstrução da epopeia de Estácio de Sá.
Foto: Volnys Bernal
6 - Capítulo IV - 2a. etapa da reconstrução da epopeia de Estácio de Sá.
Foto: Volnys Bernal
7 - Capítulo V - Recepção da Flotilha e Comemorações.
Foto: Volnys Bernal
8 - Aspectos conclusivos e considerações finais.
Foto: Volnys Bernal
Acesso ao projeto educacional completo (clique abaixo)
Nora da Fortaleza de São João, Rio de Janeiro, RJ. Foto: arquivo militar
LIVRO DIGITAL COMPLEMENTAR
Turismo virtual em fortificações coloniais do Brasil
Autor E R Secomandi / Coautor Cesar Bargo Perez
Foto: Berenice Kauffmann e mapa estilizado do tratado de Madri
Por meio de um livro complementar, oferecemos a você um projeto educacional que lhe permitirá realizar um “voo imaginário” ao longo da extensa fronteira (terrestre e marítima) do Brasil, visitando as 19 fortificações coloniais indicadas para o Patrimônio Cultural da Humanidade.
O livro digital coomplementar pode ser acessado pelo QRCode abaixo.
Quadros Cristiane Carbone sobre mapa História do Exército Brasileiro, Vol 1. p. 325. Foto Volney Bernal
Por fim...
Destacamos que este projeto educacional de domínio público tem por finalidade princiapal apoiar a indicação do “conjunto de bem seriado” para o Patrimônio Mundial, composto por dezenove fortificações coloniais que permeiam o vasto perímetro do Brasil.
Foto: Berenice Kaufmann – premiada pela Fundação Cultural Exército Brasileiro
Forte de São João, Bertioga, 1551 / Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Guarujá, 1584.
Fotos: quadros óleo sobre tela da artista plástica Cristiane Carbone.
CLIQUE sobre a figura abaixo para alcançar o arquivo DEFENDER, DISSERTAR, REFERENCIAR